Sou professora há alguns anos e, desde que resolvi me aventurar pelo mundo da literatura, não só como leitora que gosta de ler, mas como a leitora que busca um “algo mais” nos textos, muitas indagações começaram a povoar meus pensamentos de maneira tão fértil, que é praticamente impossível não estar mais atenta a tudo o que diz respeito a temas que aguçam minha curiosidade e vontade de aprender cada vez mais:
– Qual a importância da literatura para bebês e crianças bem pequenas?
– Bebês se interessam por livros?
– O que é e para que serve a literácia familiar?
– Devo ler os clássicos?
– Existe uma relação afetiva do mediador de leitura/contador de histórias e o seu público?
– A música e a poesia podem ser consideradas introdutoras das crianças à literatura?
– O professor de crianças pequenas precisa ser um leitor?
– Como professor, como posso apresentar a literatura para minhas crianças?
– Para quê, para quem, qual e como contar histórias?
– O que é um bom livro infantil?
– Como apresentar um livro infantil às crianças?
De tanto perguntar, pensei, também, em dividir um pouco do que ando pesquisando, lendo e pensando com meus leitores, daí a ideia das Formações e Oficinas. Quem sabe contando as nossas e as outras histórias possamos aprender e crescer juntos?
Prazer em conhecer
Conversa informal sobre o processo de criação de histórias e sobre o livro, onde há espaço para perguntas e sessão de autógrafos. Ocorre a contação de história do livro.
Duração: cerca de 1 hora.
Público: Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I
Era Uma Vez
Você já pensou em como contar uma história de forma envolvente? Nesta oficina vamos compartilhar momentos de fantasia alicerçados e diferentes técnicas de contação de Histórias. O Era Uma Vez vai continuar sendo… para sempre.
Duração: 2 horas
Público: Professores de Educação Infantil, de Ensino Fundamental e Estudantes de Pedagogia
Vamos brincar com as histórias?
Que tal juntarmos as 2 coisas que as crianças mais gostam de fazer em uma só atividade? As brincadeiras e as histórias.
Essa oficina analisa os encantamentos e as contribuições das duas atividades para o desenvolvimento na Primeira Infância.
Duração: 2 horas
Público: Professores de Educação Infantil, de Ensino Fundamental e Estudantes de Pedagogia
Livro aqui, livro acolá. Que história vamos contar?
Um convite à reflexão sobre a importância de se contar histórias para crianças em idades de creche e pré-escola e sobre a importância do livro como importante suporte para a prática pedagógica ligada à literatura: Ler o quê? Como escolher? Em que momento fazê-lo?
Duração: cerca de 3 horas
Público: Professores de Educação Infantil, de Ensino Fundamental e Estudantes de Pedagogia