Além do espetáculo é possível organizar um momento de conversa entre escritoras e leitores acerca do processo criativo das obras e outras curiosidades.
Quando for o caso, para o público de educadores, as escritoras oferecem a possibilidade de momentos de formação com temas relacionados à contação de histórias, literatura e afins, de acordo com o interesse e necessidade.
Em um conjunto de ações mais completo há, inclusive, a previsão trabalho de itinerância literária com livros para os alunos (Ed. Infantil e Ensino Fundamental I), salas de leitura e ou bibliotecas na perspectiva de incentivo à leitura e consequente melhoria dos resultados de ensino.
Para saber mais sobre um trabalho completo para sua escola ou cidade entre em contato.
O nome TRIcontando é uma expressão criada pelo grupo e remete à união de três amigas (TRI) que, juntas, contam as suas histórias. A palavra, também, lembra o verbo tricotar, no sentido de entrelaçar os fios das histórias formando uma só narrativa.
Conheça os dois projetos disponíveis do TRIcontando:
TRIcontando: Nossas Histórias
Nossas histórias é um espetáculo literário, que mescla literatura, música, dança, mágica e muita diversão. As narrativas presentes na apresentação são adaptações dos livros das próprias escritoras e as músicas, do cancioneiro popular ou autorais, dão um ritmo especial à apresentação que dura aproximadamente 50 minutos. A ideia é entrelaçar os fios das histórias contadas de forma a bordar encantamento nas memórias dos que ouvem, veem e participam dessa trama de sentidos.
Momento Formativo: Destinadas a professores, coordenadores de ensino e todas as pessoas interessadas em realizar mediação de leitura.
Rodas de Conversa: Após o espetáculo é possível realizar rodas de conversa entre espectadores e escritoras para falar sobre o processo de criação dos textos e espetáculo. Temas como ancestralidade, relação entre gerações também são bem-vindos nessa dinâmica.
Oficina de artesanato: Para público adulto e idoso, existe a possibilidade de realização de oficina de bordado ou algum trabalho manual simples que remeta às relações antigas de família e amizade.
Em um conjunto de ações mais completo há, inclusive, a previsão trabalho de itinerância literária com livros para os alunos (Ensino Fundamental 2, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos), salas de leitura e ou bibliotecas na perspectiva de incentivo à leitura e consequente melhoria dos resultados de ensino.
Para saber mais sobre um trabalho completo para sua escola, ou cidade entre em contato.
Tricontando: Os fios que atravessam o tempo
Este projeto consiste em conjunto de atividades literárias que podem ser realizadas em conjunto ou separadamente, de acordo com a necessidade ou interesse do contratante.
O espetáculo literário: com cerca de 40 minutos tem como base o livro Fios Que Atravessam o Tempo, primeira obra em conjunto do grupo TRIcontando.
Inspiradas pelo trabalho das bordadeiras de Penedo/AL as escritoras fazem uma homenagem à ancestralidade com a publicação de “Fios que atravessam o tempo”. Editado pela IMEPH Editora e ilustrado pelo conhecido grupo penedense Pontos e Contos.
A obra apresenta 3 histórias que, de forma poética, tratam das relações afetivas e são retratadas no espetáculo literário. A música “Fios” que abre o momento inicial da apresentação é de autoria de Rose Costa e as demais fazem parte do cancioneiro popular brasileiro.